segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A expectativa é uma pedra em nosso caminho...

Se tem uma coisa que tira nossa alegria de viver, é viver "cheias" de expectativas.

E pôxa vida, é só o que temos: expectativa para que o dia seja bom, que a comida seja gostosa, que arrume um emprego (bommm) logo, que o marido/namorado perceba que mudamos a estante de lugar e que pintamos nossa unha de um tom um tantinho mais clarinho hoje, que o filme que eu vou assistir seja muito bom, que o pedreiro/eletricista/gesseiro tenha entendido direitinho tudo o que eu expliquei, expectativas que certa pessoa reconheça o sacríficio que estamos fazendo por ela, enfim cada um tem as suas, é do ser humano acreditar no futuro e sonhar, mesmo que a realidade esteja a léguas de distância, acredita que com fé tudo é possível... Expectativas, expectativas e mais expectativas... Relaxar um pouquinho e deixar a vida nos levar, nem pensar! Tô errada?

E nem sempre o que queremos acontece, então ficamos tristes, extremamente tristes, nos sentimos traídos e desamparados pelo destino que fez piada com a gente, nos dando algo que não pedimos e nem estávamos preparados para receber.

Essa bendita expectativa nos faz ficar cegas quanto às oportunidades que nos cercam, simplesmente porque fixamos nossa vontade em algo e pronto, acabou a paz de espírito. E para piorar fazemos isso com o perfeccionismo sendo o protagonista, por que não sabemos sonhar sendo simples, não senhora, sonhamos com estilo e quando caímos do cavalo, ficamos... deprimidas.

Eu senti isso a meses atrás, e não foi uma ou duas vezes que vi minhas expectativas frustadas, foi uma sequência dolorosa, uma trás da outra, a ponto de fazer com que eu perdesse a confiança em mim e na minha habilidade de conduzir a vida. Mas o tempo é o melhor dos remédios, porque também é tipico do ser humano esquecer, e também habituada como estou de nos momentos de crise profunda a sair dela no passado, me ajudam sempre a reconhecer esses momentos. Mas infelizmente, é só depois de muiiita dor diga-se semanas, é que paro e me pergunto "Ô! tenho mesmo que passar por isso? Saí fora! Não quero! E minha opção é por mim, e não por ninguém ou situação ou objeto, ou nada". Saio desse coma com esse único objetivo, e sobrevivi lindamente. Transformada, porém tranquila.

Mas é claro, tudo tem seu preço, e nesse caso não sou eu que pago. Quando decido por mim, abro mão total da situação: não quero mais, não penso nela e não me importo com ela, então me sinto leve, liberta.

E isso serve para qualquer situação, desde a mais insignificante até a mais delicada.

Essas últimas semanas estão, enfim, me deixando mais tranquila depois de tanto tumulto e por eu segurar as rédeas da expectativa e de fazer o esforço hercúleo de manter a organização doméstica e pessoal tão difícil de serem seguidas entrarem na linha à força.

Não me incomodo tanto se as coisas não saem como eu quero, simplesmente paro, analiso o que a vida me trouxe, vejo se pego ou se ignoro, se dou uma choradinha para aliviar ufa! não ando precisando, sinal que estou obtendo resultados. É difícil, muito difícil, mas é muito pior nos ver no fundo do posso e simplesmente nos deixar lá, por favor, vá se resgatar! Seja sua própria heroína, como já é todo santo dia e não percebe.

A sensação é de leveza e vontade de gargalhar de alegria, pode isso? Mas é assim. Então, estou aprendendo a gostar do que tenho e não do que posso ter. É isso. Se não posso mudar, me adapto e faço o melhor que posso.

É esse patamar de evolução que temos que alcançar, devagar, mas com firmeza. E rédeas firmes na expectativa.

2 comentários:

  1. Isso mesmo Ridjo, não vale insistir na mesma tecla, é preciso mudar o tom de vez em quando. beijos, Ro
    http://www.roarchela.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, linda, mas me diz se não tem que desapegar de muita coisa para conseguir isso?

      Beijoquinha.

      Excluir

Oi, meninas! Cliquem em inscrever-se por e-mail para receberem minha resposta no e-mail de vocês, combinado? Beijoca a todas e muito obrigada pelo carinho

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.