sexta-feira, 30 de março de 2012

Planejar é fácil, por em ação, aí já é outro assunto

Estou me forçando a por em prática tudo o que eu lindamente planejo.

Não vou  me estressar tentando alcançar metas fora da minha realidade neste momento, a ponto de desistir de tudo, só por que não consigo ir até o final no que foi milimetricamente planejado. Por isso, minhas metas ao planejar são bem pequenininhas, para que eu possa realizá-las uma por vez, rápido e bem feito, sem neuras nem cobrança: tenho que arrumar o guarda-roupa, que por um mistério divino está todo bagunçado, sendo que eu o arrumei a três dias? Não tem problema, arrumo uma gaveta por vez e dou uns berros de aviso que a gaveta está arrumada e que não quero ninguém procurando camisetas como se estivesse em uma gincana. Armário de cozinha? Idem. Brinquedos? Idem. Roupa suja? Idem. Toalha molhada? Idem. Pano de prato e de secar mão? Todos sabem muito bem onde eles devem ficar e não é no encosto da cadeira!

Já estou em um estágio em que não preciso enrolar, nem ficar pensando "Vou? Não vou...???" nem procrastino para fazer algo, seguindo simplesmente essa estratégia. Quando não temos tempo essa é a melhor solução. Então vejo o que precisa ser feito em cada canto da casa, dou atenção a ele e sem pensar me ponho em ação, se eu pensar puff, passou o momento e alguém me chama para ver algo, alguém chora porque não quer beijinho do irmão, o arroz queima, a água do banho da Aicha transborda e eu fico doida.

Faço como a formiguinha, trabalho com foco. Faço o que eu posso, mas tem de ser bem feito, diz a minha mamy que o preguiçoso trabalha por dois, ui tô fora!



terça-feira, 27 de março de 2012

Quando uma bonequinha faz aniversário...

... temos que comemorar.

Mas para mim, não é tão fácil assim, pois no dia que Aicha completa anos ainda estamos no primeiro cute cute é um motivo de tristeza também, pois me remete ao episódio triste que enfretamos, QUE ELA ENFRENTOU.

Por infelicidade nos deixaram passar da hora do parto, muito da hora.

Resultado? Tiveram que fazer um trabalho de titãs para recuperá-la as 7h da manhã, dando uma carga de oxigênio excessiva que resultou em problemas que só percebi dois meses depois. Ela ficou na UTI Neonatal por 7 dias e eu me sentia muito triste e impotente por não ter minha pequena nos braços na maternidade, pior foi receber alta e deixá-la sozinha, fora da barriguinha da mamãe para protejê-la e eu sabia que ela estava sentindo minha falta, eu não podia nem ao menos pegar minha bonequinha no colo, doeu muito.

Se tivêssemos passado "só" por isso, com certeza eu já estaria recuperada e ela também, pois é uma sapeca (ao ponto de me fazer lembrar da danada da Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo).

Por volta dos seus dois, três meses perguntei ao pediatra quando os olhos do bebê focavam com segurança, ele me perguntou o motivo da pergunta e expliquei que os delas ainda não focavam perfeitamente, ele pediu para examiná-la e me disse depois de alguns testes que ela tinha nistagmo. Meu coração acelerou. "O que raios é isso" pensei enquanto ele me dava explicações por cima e a encaminhava ao oftalmo.

Quando cheguei em casa comecei a pesquisar feito uma desvairada sobre isso, "Meu Deus, passei dias, semanas talvez e não tinha praticamente nada na net". O que tinha não era animador, davam algumas explicações e falavam muito em catarata, que foi o caso dela. Nos exames que o oftalmo pediu constou catarata avançada nos dois olhinhos e a encaminharam para a cirurgia urgente, enquanto ela era bebê.

Que droga! Ela não tinha nem cinco meses é já ía passar por esse tipo de coisa, por quê? Me revoltei, senti ódio da droga do hospital, da obstetra, de Deus e de tudo. Me sentia sozinha correndo atrás de informação, achando que a culpa era minha, pois não sabia se eu havia pego rubéola ou toxoplasmose, ambos causadores de problemas da visão em bebês ainda na barriga, mas por ela encontrava forças não sei aonde e me transformei em uma máquina, que esmagaria qualquer coisa de ruim que se colocasse no nosso caminho, meu e dela, e encontrava forças no Otávio, só nele, pois eu me vigiava para não passar para os dois tudo o que estava acontecendo.

A pequena fez a primeira cirurgia ao seis meses e quando fui encontrá-la depois da cirurgia com anestesia geral essa anestesia me causou um terror, eu quase desmoronei ao vê-la tão minúscula naquela cama com o acesso para o soro na veia, mais um acesso no pé e aquela máscara de oxigênio com gotículas sobre os lábios... "Ela é minha! E vou protegê-la" fui novamente feito uma máquina e me acalmei por ela, sentei ao seu lado e fiquei segurando sua mãozinha, esperando ela sair da sedação, desmoronava de novo ao vê-la gemer e não era fácil conter as lágrimas, as pessoas que estavam passando pela cirurgia de catarata na sala, se admiravam dela ter catarata também e me davam apoio a ponto de me comover.

Na segunda cirurgia ela estava com sete meses e eu já não estava tão aterrorizada assim, pois a recuperação tinha sido excelente.
A pequena teria que usar óculos, uma vez que o cristalino dos olhinhos dela foi removido e só deixará de usá-los quando for implantada a lente, por volta dos 4 ou 5 anos. Até lá, é como já postei uma foto dela aqui, os óculos vivem mais na sua boca do que nos seus olhinhos pequeninos, mas quando coloca os óculos seus olhos ficam grandões.

Por tudo isso levei 10 dias para postar essa homenagem a pequerrucha, quando eu olho para ela e vejo que para ela tudo está ótimo, não sabe o que lhe ocorreu, sendo como é danadinha, sorridente E BRAVA, tudo fica melhor para mim. Me sinto feliz.

No dia do seu aniversário, acordei depremida, não tinha forças para ser otimista, pois estava revivendo todo aquele momento, só ao longo do dia foi que me reanimei totalmente e podemos comemorar na sua totalidade esse dia tão feliz, compramos um bolinho e cantamos "parabéns pra você..." e ela animadíssima, batendo palmas e dançando, "eh! linda, mamãe já percebeu que você vai ser baladeira, não pode ouvir um barulho que já começa a dançar rsrsrs".

Te amo bonequinha, você e o Otávio são os bens mais preciosos que possuo.

com o irmãozinho ainda recém-nascida

no dia que completou 1 aninho dia 17/03/2012

Parabéns, princesa guerreira, que o seu futuro seja esplendoroso.

De sua mamãe

Editado, pois os sentimentos mudaram... para melhor, obrigada meu Deus.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Encontrei a felicidade limitando os meus desejos

Nesses últimos anos, começando um pouquinho antes do meu casamento, essa era a minha frase de coragem. A maioria das coisas que queremos envolve dinheiro; carinho e afeto não conta, isso depende de nossa vontade. Então S-E-M-P-R-E que eu queria algo e fazia as contas e via que não conseguiria bancar, invocava esse mantra e me acalmava. Nós nunca precisamos de tudo o que queremos comprar, mas dá uma tristeza não poder comprar um xampoo diferente, uma batedeira equipadérrima, toalhas novas e fofinhas, aquele sapato de salto que ficaria ótimo no meu pé e que talvez eu nunca use, aquela revista com uma matéria incrível "que eu preciso ler"... Época de privação.

Já tive a fase bemmm antes do casamento em que o inconsciente parecia que nunca teve uma instrução de orçamento financeiro na vida, dizia: compra, compra, compra... Eu comprava e ia toda felizinha para casa. Época de desatino.

 Hoje eu penso diferente. Quero comprar? Tá, mas só o que realmente preciso. Não quero mais limitar meus desejos, mas também não vou gastar "meu rico dinheirinho", como dizia o Pica-Pau.

Como meu apêzinho está para sair, teremos um monte de coisas para comprar (pois teremos que comprar tudo) até o final do ano, quando nos mudaremos sem falta por causa do Otávio que vai fazer a primeira série, então é bom chegarmos uns dois meses antes para nos adaptarmos.

 Eu já havia começado a fazer um check-list de tudo o que vou precisar até deixá-lo montadinho e confortável para minha família, praticamente nada do que tenho dá para ser aproveitado no novo lar, o apê mais parece uma casinha de bonecas de tão pititico, ri muito quando a Giselle o descreveu como  ótima pra quem tem duas calcinhas e um par de chinelos pra guardar, pois o dela também é pequeno, quando li isso para meu marido ele riu e concordou, parece que os apartamentos estão ficando tão pequenos que no futuro teremos que entrar "de ladinho".

Então tenho que ser criteriosa, mas sem "limitar meus desejos", saí época vudum!.

Ando num estado de tristeza que me mata: quero comprar, mas preciso aprender a liberar minha razão para os gastos, preciso praticar agora o desapego ao dinheiro, é difícil depois de tantos anos tendo que controlar as despesas. "Xô, espírito de porco muquirana!"

Preciso disso: viver em um paraíso com o necessário.

Meire ou como diz meu marido: Ridjome.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Disciplina, trabalho de formiguinha

No meu momento atual a qualidade que mais quero inserir em mim é a disciplina.

Disciplina para cuidar da casa, cuidar dos meus dois filhotinhos, cozinhar.

Disciplina para ter força de vontade de acordar e levantar da cama para começar o dia, disciplina para estudar com foco.

Disciplina para não ficar pensando a todo momento no meu apêzinho, me vigiando para não ficar saltitando de site em site olhando decoração, reforma (mas não me privo de visitar TODOS os meus blogs queridos, isso não, já seria demais).

É extremamente cansativo e doloroso posso dizer nos forçar a tomar essa atitude. Nossa zona de conforto se rebela, não quer permitir tamanho desatino, tenta nos ludibriar mostrando que é mais gostoso ficar quietinha, sem fazer nada e continuar na mesmice. É essa mesmice que me faz dar um salto e ficar alerta para fazer o que tenho que fazer. Ela é minha mola propulsora.

Quero evoluir em todos os setores de minha vida: familiar, profissional, acadêmica, financeira, social, doméstica, e claro tenho que cuidar da minha beleza. Não tenho pressa, vou a passos pequenininhos, se a formiga consegue, eu também consigo, aos pouquinhos.

É isso, primeiro passo: DISCIPLINA

quinta-feira, 8 de março de 2012

Rotina Doméstica

Se existe algo do qual não posso abrir mão são as minhas rotinas domésticas. Sempre tive muito interesse nesse assunto: lia tudo que eu via sobre arrumação e limpeza de casa , organização de armários, elaboração de menus semanais, listas de compras e por aí vai...

Atualmente vejo uma necessidade maior de praticá-las com afinco, pois estou sozinha para cuidar de casa, dos filhotes, roupas para lavar, cozinhar, compras para fazer. Marido só prepara café da manhã e caí no mundo para trabalhar, como no trabalho dele o horário não é fixo, ele é quem decide quanto tempo fica fora, por volta de 10 a 14 horas por dia/noite.

Daí, essa minha necessidade de me organizar, se não faço isso, fico perdidinha.

Essa semana fiquei pesquisando na net sobre rotinas domésticas, ô delícia, fui primeiro no blog de cuidados domésticos que mais adoro "Tomando uma Chavena de Chá", descobri outros como o "Vida Organizada" da Thais e adorei saber mais sobre minimalismo, uma vez que pratiquei o desapego não quero mais voltar a ter e guardar o que não uso, mesmo.

Já consegui inserir alguns hábitos em casa: manter a casa bem varridinha para Aicha engatinhar, lavar a louça antes de dormir, deixar o fogão brilhando de limpinho com as panelas guardadas na geladeira, quando marido chega eu tiro, ponho seu prato e guardo de novo. E lavei roupa. Marido era quem lavava, eu adoro lavar roupa, já passar eu detesto!

Algo importante para mim e vejo que nesses blogs elas concordam comigo, é que devemos fazer uma tarefa por vez. E ir aumentando aos poucos a lista de afazeres.

Estou tentando elaborar o menu da semana para preparar a lista de compras, mas ô coisinha difícil, vou fazer para que eu ganhe tempo.

Outro item importante? Desligar a TV. O Otávio pede para colocar nos desenhos e some para a casa de minha mamy ou do meu irmão, ENTÃO eu coloco colocava na novela: pronto, lá se foi meu tempo! Mas, a senhorita Aicha não quer saber, deu 7h ela quer jantar e tomar banho, como o horário de verão acabou eu perco 1h, que era o tempo que eu tinha para cozinhar e ficar tudo prontinho para ela, mas minha garotinha não quer saber, dá um show e eu tenho que fazer tudo às pressas e o pobre do Tavinho fica "Espera Aíssa, mamãe já vem...".

Tá vendo? Preciso ou não preciso me organizar?

Depois que ela dormi as 7h40 ela já está quietinha em estado sonolento, eu começo a rotina doméstica. Mas eu gosto, só tenho que ampliar meu campo de ação.

Tive como guia essa matéria legal da Revista Comprebem nº 30. E claro, coloquei mais algumas tarefas, assim como descartei outras porque não funcionam para mim.

ROTEIRO DE LIMPEZA E ARRUMAÇÃO
- Planeje-se para realizar todas as tarefas domésticas. Assim, você deixa sua vida mais leve e sua casa mais organizada.

- Manter a casa limpa cansa, mas não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Com um pouco de planejamento, dá para deixar a casa em ordem 24 horas por dia, sete dias da semana, sem se matar de tanto trabalhar.

- O primeiro passo é elaborar uma lista com tudo o que você precisa fazer e de quanto em quanto tempo. 

- Depois, monte um roteiro. Distribua as tarefas pelos dias da semana e do mês, tomando cuidado para não sobrecarregar um em especial. 

- Se respeitar esse cronograma, não precisará de uma faxina grande. 

- Faça as adaptações que achar importantes, de acordo com o tamanho e as necessidades de sua família.

DIARIAMENTE DE MANHÃ
• Arrumar as camas
• Estender as toalhas de banho
• Deixar a pia de louças organizada antes de ir trabalhar
• Jogar o lixo fora (tarefa do maridinho)
• Colocar de volta o que estiver fora do lugar (coisa de 3 minutos)

DIARIAMENTE À NOITE
• Limpeza leve do banheiro e da lixeira
• Limpeza leve da cozinha  e da lixeira 
• Lavar a louça, secar e guardar

• Lavar o que usa enquanto cozinha, como a panela de pressão
• Varrer a casa

• Trocar o pano de prato
• Esvaziar as lixeiras
• Colocar de volta tudo o que estiver fora do lugar (coisa de 5 minutos)
TRÊS VEZES POR SEMANA (DIA SIM, DIA NÃO)
• Passar pano úmido no chão
• Trocar as toalhas de secar mão e rosto
• Lavar roupas
• Obs.: Trocar as fronhas 2 x semana
UMA VEZ POR SEMANA (DIVIDIDOS ENTRE SEGUNDA E SEXTA)
• Trocar a roupa de cama, mesa e banho
• Limpeza pesada do banheiro
• Limpeza pesada da cozinha
• Tirar o pó dos eletrodomésticos
• Passar lustra móveis nas peças de madeira e inox
• Passar as roupas lavadas
• Limpar estofados e tapetes
• Lavar as lixeiras por dentro
• Tirar o pó das cortinas, plafons e encima dos armários com o aspirador
• Limpar forno, fogão, microondas e geladeira
DE 15 EM 15 DIAS
• Limpar portas, janelas e vitrôs
• Lavar os azulejos dos banheiros, cozinha e lavanderia
UMA VEZ POR MÊS
• Limpar a máquina de lavar
• Virar o colchão
• Limpar os espelhos das tomadas
• Fazer a faxina da parte interna dos armários
A CADA SEIS MESES
• Lavar cortinas e tapetes
• Trocar o refil do filtro de água
• Verificar o estado do rejunte de banheiros e cozinha
DICAS ÚTEIS
• Evite lavar roupas às sextas para não deixar o varal cheio no fim de semana.
• Não use o mesmo pano para limpar peças de cozinha e banheiro. Tenha panos de cores diferentes. Assim você evita levar gordura para outras áreas da casa.

Essas rotinas estão sempre sujeitas à alterações, mas é o essencial para mim neste momento

 Eu tinha a coleção com todos os números da revista Comprebem, foi embora no dia do desapego snif, snif.